o blog do condominio mister hull

quinta-feira, março 04, 2004

Memento (Aminésia)

Pra quem não conhece, Memento é um filme sobre um homem comum que, depois de um acidente, começa a sofrer de perda de memória recente. Ele lembra de tudo, menos do que se passou hà 15 min atras. Até aí tudo bem. O grande lance do filme é ele é contado de tras-pra-frente, oque faz o espectador ter EXATAMENTE a mesma sensação do personagem principal. No DVD tem a versão "de-frente-pra-tras", mas quem tá acostumado a ver o filme na versão "normal" acaba se confundindo do mesmo jeito! Hehehehe.

Pois bem. Do mesmo jeito que me empolguei agora ao fazer um "pequeno" resumo do filme, acabei fazendo um post gigante. Atenção: Só leia se já tiver visto o filme, senão num tem graça hehehe .. d=

Antes de mais nada vou tecer umas convenções aqui. Vou chamar a versão original do filme de versão de "tras-pra-frente" (porque é assim que o filme é contado) e a versão que existe no DVD de versão "frente-pra-tras" (que teoricamente seria a história cronologicamente correta).

Pois bem. Assistindo a versão original (de tras-pra-frente) vemos que, no momento anterior ao final (do filme), toda a história foi desvendada para Lenny (e consequentemente para nós). Teddy conta que Sammy Jankins (que fingiu o lance da aminésia temporária e foi desmascarado por Lenny) nunca teve esposa e que foi a mulher do próprio Lenny (que tinha sobrevivido ao estupro) que acabou morrendo com as injeções de insulina na ânsia de tentar curar o marido.

Teddy explica que era o policial responsável no caso do estupro da esposa de Leonard e que o ajudou a encontrar e matar os culpados na esperança que ele se lembrasse de tudo. Mas não aconteceu. Ele não se lembrou. Muito pior, como a última lembrança que tinha era a da mulher "morta" e não da mulher vingada, ele acabou se desesperando com o fato de que ter sempre que recapitular a mesma (e única) história que tinha anotado em todos os seus arquivos.

É nessa hora que surge a grande revelação do filme. Até agora todos pensávamos que o grande vilão do filme era Teddy ("não acredite em suas mentiras"), mas não. Impelido por seu desespero reduntante e contínuo, Lenny, em alguma de suas perdas de memória, simplesmente resolveu SE dar uma nova vida e, como o próprio filme diz, SE iludiu, arrancando 12 páginas do arquivo, NÃO tatuando a vingança e misturando a sua história com a de Sammy Jankins para criar um enigma insoluvel e que desse razão à sua vida.

Então, Teddy aproveitou a "condição" de Lenny para usá-lo como o assassino perfeito. Sem culpa, sem remorso, sem lembranças. Foi o próprio Teddy que encontrou os outros "John G.". Ele mesmo fala: "Você vive num conto de fadas, uma esposa morta pra vingar, uma razão pra viver." (...) "Droga .. sou eu que junto as peças enquanto você brinca de detetive."

Pois bem. A conclusão que chegamos é que TODOS no filme acabam se aproveitando da "condição" de Leonard e o usando, inclusive o PRÓPRIO Lenny, que no final (do filme, que na verdade é o começo da história) aproveita a conicidência do verdadeiro nome de Teddy ser também um John G. e criando um "novo assassino para vingar". Ele se engana de tal maneira que bate até as fotos do carro do traficante como sendo seu e anota a placa do carro de Teddy como sendo uma pista para o assassino. Tudo isso para vingar não a esposa morta, mas sim porque Teddy o usou durante todo o tempo. Ele acaba sendo o assassino que nunca quis ser. A vantagem é que não vai se lembrar disso. (=

Pois bem. É nessa hora que o filme chega ao "final" e ele sai da casa abandonada no carro de Jimmy (que agora é "seu") e começam os flashs em que ele está repensando os fatos e começando a desejar que a vida fosse diferente: "I have to believe in the world outside my own mind. I have to believe that my actions still have meaning, even if I can’t remember them. I have to believe that when my eyes are closed, the world’s still there."

Ele não está lembrando, na verdade ele apenas está, mais uma vez, imaginando uma vida em que a mulher não está morta e mesmo assim ele conseguiu vingá-la. Por isso o sorriso no seu rosto (é a única vez que ele sorri no filme) e as tatuagens (que deixam óbvio que uma coisa anularia a outra. Se a esposa não está morta porque ele se tatuaria?). É mais ou menos oque aconteceu quando ele misturou a própria história com o caso Sammy Jankins.

Quem quiser pode baixar o script completo (em inglês) aqui

Vale a pena ver tambem os a crítica e "erros" de gravação listados no Cinema Em Cena.

Legal é a observação que tem na lita: "Como Amnésia é um filme sobre perda de memória, é possível que alguns dos erros de continuidade aqui listados sejam propositais. De qualquer forma, considerando a complexidade narrativa do filme, e levando em conta o número de falhas encontradas, também é possível que elas sejam realmente erros de gravação. A decisão fica a seu critério." Kakakaka! Kakakaka! Kakakaka! Kakakaka!

Desculpem o tamanho do do post mas não tem como não dar um nó na cabeça falando sobre esse filme. Hehehe .. (=